terça-feira, 24 de novembro de 2009

Novos trabalhos

Andei meio sumida esses dias, mas prometo me dedicar o máximo que puder, e como já disse, fotos e videos serão sempre bem vindos, é so entrar em contato pelo orkut procurando por barra de são pedro.

Bom, mas falando em acontecimentos venho aqui falar sobre um trabalho que está sendo desenvolvido no acude dos algodões, e mais uma vez conto com um importante colaborador o Engenheiro Agronomo José Tadeu Delmondes, que tanto enriqueceu nosso blog com seus posts.



Esse trabalho interessantissimo está sendo desenvolvido na Barragem dos Algodões que possui 54 milhões de metros cúbicos de água, e está localizada em nosso Distrito de Barra de São Pedro.

Ela foi construída pelo Governo do Estado de Pernambuco em 1985 e em 1986 a Cisagro, hoje, Diretoria de Recursos Hídricos, do IPA, começou a apoiar a piscicultura artesanal com distribuição de redes e canoas para as famílias. Atualmente, sobrevivem da pesca artesanal 48 familias, produzindo cerca de 2.000 kg de pescados/mês ( traíras, tilápias, tucunarés, curimatães e outros ).
Os principais problemas que atingem a atividade são: Competição com pescadores de outros estados por locais de pesca, pesca predatória e baixa produtividade culminando com o abandono do ramo.

Objetivo geral do projeto

O objetivo geral é a estruturação da atividade de piscicultura, melhorar os métodos de manejo e aumentar a produtividade por unidade de área e através destas famílias expandir o processo para centenas de pescadores de outros mananciais ociosos ( Entremontes, Tamboril,
Lagoa do Barro, Porco, Cachimbo, etc ).


Para conseguir esse objetivo 48 pescadores artesanais tiveram capacitação o que envolve as comunidades das margens da Barragem ( Sítio Julião, Cedro, Tanque e Santa Maria ), como também o IPA, Prefeitura Municipal, Senar, e Associações locais.

Realização de uma visita de intercâmbio com pescadores da Associação do Sítio Cedro a Barragem do Socorro dos Elóis, no município de Santa Filomena envolvendo técnicos do IPA-Ouricuri, Santa Filomena e piscicultores daquela localidade.

Adaptação de dois barreiros ( limpeza e adução de água ) às margens da Barragem dos Algodões ( 2.000 m2 ) e aquisição de 6000 alevinos de tilápias tailandesa na Estação de Piscicultura da Codevasf - Petrolina) para povoamento dos viveiros.


0 comentários:

Postar um comentário