sábado, 3 de setembro de 2011

Curupira, Caipora, Mãe da Mata.

Muitos são os relatos desse ser misterioso que protege as matas e os animais dos caçadores. Talvez o fato mais curioso e inexplicável se deva ao fato de muitas pessoas da região já terem notado que um animal doméstico ao entrar na mata dificilmente sai sem alguma cicatriz. "-É o sinal da Caipora!, acreditam os sertanejos.
O fato é que nada se pode provar, além do testemunho de muitos caçadores que contam as experiências vividas. O fato é que muito poucos se arriscam a entrar na mata e fazer desdém de algo sobrenatural.
Quando eu era pequena, me interessava muito ouvir as histórias dos mais velhos e talvez o conto mais interessante que ouvi, foi o de uma senhora que me relatou que em certos dias podia-se ouvir o zumbido da caipora ao sabor do vento, uma espécie de assovio fino que corta o ar e que dá arrepios. Nesses dias, me contava ela, era comum ouvir-se os cachorros da casa serem surrados durante a noite. Pois a Mãe do mato não gosta de animais domésticos.
Não me recordo bem toda a história, mas o fato é que muitos caçadores tem receio de respeito por esse ser enigmático que dizem ser o protetor das florestas.

0 comentários:

Postar um comentário